Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara_old / Notícias / Agrotóxicos

Agrotóxicos

por admin publicado 02/09/2013 12h52, última modificação 14/02/2017 09h25
Uso correto dos agrotóxicos garante melhor produção nas lavouras.

Cerca de 40 pessoas entre produtores, empresários do ramo agropecuário e técnicos agrícolas receberam orientações das boas práticas do uso correto dos agrotóxicos nas lavouras, em palestra “Receituário Agronômico”, ministrada na tarde de quarta-feira, dia 28/08/2013. A capacitação ocorreu no auditório da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e é uma iniciativa da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Tocantins (AEATO), do Sindicato dos Engenheiros, Arquitetos e Geólogos do Tocantins (Seageto), em parceria com a Seagro.

Segundo o palestrante e responsável pelo setor de agrotóxico da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Carlos Barbosa Lima, o momento é de discussão entre todos os envolvidos neste segmento agropecuário. “A intenção é mostrar a importância do uso correto do agrotóxico, baseado na legislação, sem oferecer risco aos produtores e causar danos à natureza”, explicou.

O engenheiro agrônomo e responsável pela empresa agropecuária Toagro, que esteve presente na palestra, Ricardo Ferreira, as vantagens do uso correto do agrotóxico reflete, automaticamente, em todo processo produtivo. “A utilização eficiente do produto, com emissão do receituário agronômico garante ao produtor indicação exata do uso e, consequentemente uma produção altamente sustentável e com boa produtividade”, informou.

Para o engenheiro agrônomo da Seagro e presidente da AEATO, Vieira Jucá, o encontro marca o debate das demandas existentes. “Almejamos que todos possam por em prática o uso legal dos agrotóxicos, possibilitando alimentos saudáveis e o bem estar dos produtores e consumidores”, ressaltou.    

Dados: Segundo dados da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), o Tocantins tem alcançado ótimos índices no recolhimento de embalagens de agrotóxicos, como em 2012 quando cresceu 87%, se comparado com 2011. Além disso, o Estado é o primeiro em recolhimento de embalagens na região Norte do País, o quarto entre as regiões Norte e Nordeste, em está em 12º lugar no ranking nacional.

No Tocantins há exatamente duas centrais regionais de embalagens para recolhimento de agrotóxicos, sendo em Silvanópolis e Pedro Afonso, e quatro postos, Araguaína, Colinas, Lagoa da Confusão e Tocantinópolis. Atualmente existem aproximadamente 87 casas do ramo agropecuário que vedem o produto no mercado tocantinense. Fonte: Secretaria da Agricultura e Pecuária do Tocantins - http://seagro.to.gov.br/

Acesso à Informação

Lei de Acesso à Informação - Câmara de Talismã/TO

E-SIC - Câmara de Talismã/TO

SIC Físico - Câmara de Talismã/TO

Regimento Interno - Câmara de Talismã/TO

Lei Orgânica - Talismã/TO

Leis Municipais

Matérias Legislativas

Mídias Sociais

Facebook     Twitter     Linkedin     Youtube

Localização do Município

Localização da Câmara