Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara_old / Notícias / Gestores da Educação

Gestores da Educação

por admin publicado 24/02/2014 16h48, última modificação 14/02/2017 09h25
O Programa de Formação de Gestores da Educação do programa Bolsa Família foi estendido até o próximo dia 07 de março.

Previsto para ser encerrado na última semana, o prazo para a realização do levantamento de demanda para o Programa de Formação de Gestores da Educação do programa Bolsa Família foi estendido até o próximo dia 07 de março. O processo visa mapear a quantidade de educadores interessados em participar dos cursos gratuitos a serem oferecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 2014 e 2015.

Entre as capacitações oferecidas, está previsto para agosto o curso de especialização “Educação, Pobreza e Desigualdade Social” (título provisório), na modalidade à distância e voltado aos educadores que já possuem formação em nível superior. Já os cursos de especialização acessíveis para os que ainda estão em formação universitária, estão previstos para 2015. O Curso de Especialização terá uma carga total de 360 horas/aula, enquanto os de Extensão entre 40 e 60 horas/aulas.

Podem participar dos cursos coordenadores estaduais e municipais do Bolsa Família na Educação; agentes educacionais (auxiliares), gestores escolares (diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores, secretários e outros); professores; e secretários municipais de Educação. Aqueles que se enquadram nestas áreas de atuação e desejam se inscrever no levantamento devem procurar as secretarias de Educação do respectivo município em que residem e preencher uma planilha de dados.

De acordo com a coordenadora estadual do Bolsa Família na Educação, Diva Nunes Rezendes, a participação no processo de levantamento de demanda não garante a vaga no curso, mas a intenção é que todos os interessados sejam contemplados. “A partir desse levantamento, nós vamos levantar a quantidade de interessados e, posteriormente, de acordo com os critérios de prioridade, fazer a montagem da turma (cerca de 40 vagas) de especialização, que está prevista para agosto. Já para os demais cursos (os de extensão), as inscrições serão registradas e, de acordo com a quantidade inscrita, uma ou mais turmas serão formadas”, explica Diva.

Ainda segundo a educadora, os cursos são criados a partir do anseio dos educadores e têm como meta ampliar as melhorias do sistema educacional público. “O Programa de Formação é uma política de fortalecimento das redes envolvidas com o Programa Bolsa Família, e esta possibilidade de cursos inéditos que o MEC está lançando agora surgiu com base na demanda dos próprios educadores envolvidos. A partir deles (os cursos), os educadores irão além do acompanhamento da frequência escolar junto ao Bolsa Família, passando a ajudar mais na resolução dos problemas que são encontrados no ambiente escolar, aprofundando as discussões em relação à Educação, principalmente nas questões ligadas à pobreza e às desigualdades sociais”, esclarece a coordenadora estadual.

Para mais informações, entrar em contato com a coordenação estadual do programa Bolsa Família na Educação pelos telefones 3218-1438 e 3218-1459.

Fonte: Secretaria Estadual da Educação e Cultura - http://www.seduc.to.gov.br/seduc